terça-feira, 9 de agosto de 2011


DIOCESE DE CARUARU
JORNADA SÓCIO-TEOLÓGICA 
22 A 24 DE AGOSTO E 03 DE SETEMBRO DE 2011


PROGRAMAÇÃO:
DIA 22 - SEGUNDA-FEIRA 
Local: Centro Pastoral Diocesano
19h30min: Oração e Palavras de Abertura do Bispo Diocesano Dom Bernardino Marchió
Apresentação do Tema: " As fontes da ação social da Igreja à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II "
Participação: Dom Adriano Ciocca - Bispo de Floresta e o Profº.Dr.Alder Júlio Calado.

DIA 23 - TERÇA-FEIRA
Local: Centro Pastoral Diocesano 
8h: Oração Inicial
8h30min: Abordagem do tema: " A caminhada social da Igreja nos últimos anos: movimentos e pastorais, profetismo e o futuro social da Igreja" Por Profº.Dr. Alder Júlio Calado 
10h: Intervalo
10h30min: Continuação da abordagem( Intervenções da assembleia / ou trabalhos em grupos)
12h: Almoço
14h: Oficinas: Pastoral Social, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Grupo de Mulheres e Assembleia Popular.
17h: Celebração da Santa Missa - "EUCARISTIA FONTE DE CARIDADE"
19h30min: Abordagem do Tema: " As contribuições sociais da Igreja Católica no mundo, a partir do concílio( os Documentos pós-conciliares e suas repercussões) Por Dom Adriano Ciocca

DIA 24 - QUARTA-FEIRA
Local: Centro Pastoral Diocesano 
8h: Oração Inicial
8h30min: Projeção do Documentário sobre a vida de Dom Helder Câmara 
9h: Mesa redonda com palestrantes e convidados 
Tema: "Os atuais desafios sociais em nossa religião e as contribuições da Igreja" 
Participação:   Dr.Gleydson de Lima(Diretor do Fórum e Juiz Titular da 3ª Vara Criminal de Caruaru)
Cirlene Rocha(Diretora do presídio Juiz Palácio de Souza)
Marta Melo(Secretária de Assistência Social de Caruaru)
10h30min: Conclusões e confraternização 

DIA 03/09 - SÁBADO
8h: Vitrine da Ação Social das Paróquias e Comunidades - MARCO ZERO
15h: Grito dos excluídos (DIOCESANO) - DO marco zero para a praça do Rosário 
Celebração Eucarística de Encerramento 


As inscrições para a Jornada Sócio-Teológica devem ser feitas na Cúria Diocesana e na Secretaria Paroquial da Catedral.

VALORES - Inscrição sem Hospedagem (   ) 20,00 e a Inscrição com Hospedagem (  ) 80,00

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fé e Compromisso – Pastoral da Comunicação


Comemorando os 50 anos do Concílio Vaticano II
O Pontifício Comitê de Ciências Históricas promoverá, de 03 a 06 de outubro de 2012, em Roma, um congresso internacional para comemorar o início do Concílio Vaticano II. Os preparativos da iniciativa foram anunciados pelo organismo, presidido pelo padre Bernard Ardura, que o organizará em colaboração com o Centro de Estudos sobre o Concilio Vaticano II da Pontifícia Universidade Lateranense.
O congresso será o início de uma ampla pesquisa internacional conduzida pelas Sociedades de História eclesiástica e pelas Associações de Arquivos eclesiásticos de diversas nações, todas sob a direção do Comitê vaticano.
A pesquisa reunirá documentos de cientistas especializados de diversas nações e deverá se transformar em um ‘manual’ dos arquivos pessoais dos padres conciliares. Na realidade, o encontro será o momento final de verificação, confronto e síntese das pesquisas antes realizadas em vários campos.
A iniciativa terá também um ciclo de conferências organizado em colaboração com o Centre Saint-Louis de France, a se realizar entre fevereiro e março de 2012, sob o tema “Reler os grandes textos do Concílio Vaticano II. História e teologia”. O objetivo será a leitura histórica e teológica dos grandes documentos do Concílio Vaticano II. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se prepara para comemorar a data. Uma Comissão foi formada e uma série de atividades está sendo programada para os próximos três anos.
2º Encontro do Grupo Filhos no Céu
No próximo dia 21 será realizado o segundo encontro do Grupo Filhos no Céu na igreja matriz da paróquia Santa Ana e São Joaquim, no bairro Nadir Kenan. No primeiro encontro 15 famílias com filhos falecidos, das 95 cadastradas, participaram da missa e depois do grupo coordenado pelas irmãs da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. A característica do grupo que é de refletir a Palavra de Deus e de ser apoio às famílias. O grupo é originário da Itália. Lá, uma mãe, ao perder a filha de 14 anos, resolveu criar um grupo de reflexão com outros pais que também tinham filhos falecidos. Quem desejar participar deve entrar em contato com as irmãs pelo fone: (17) 3323-5537.
LITURGIA DE HOJE:
Dedicação da Basílica Santa Maria Maior
Deuteronômio 4,32-40 / Salmo 76 / Mateus 16,24-28
Santo do dia: Santo Apolinário
Rosário: Mistérios Dolorosos
“Penso em vossas maravilhas, ó Senhor!”.
E-mail: comunicacao@diocesedebarretos.com.br
www.diocesedebarretos.com.br – http://twitter.com/diocesebarretos

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sacerdócio, dom de Deus e face de seu amor entre os homens.

O sacerdote é como nos diz São João Maria Vianney o amor do coração de Jesus...
O sacerdote, segundo a magnífica definição que dele nos dá São Paulo, é um homem retirado dentre os homens, mas constituído em nome do bem dos homens para as coisas de Deus, por isso sua missão não tem por objeto as coisas humanas e transitórias, por mais altas e importantes que pareçam, si não as coisas divinas e eternas. (Ad catholici sacerdotii Pío XI, sobre o sacerdócio católico Nº 10).
O sacerdote é como nos diz São João Maria Vianney o amor do coração de Jesus, pois é a plenitude de seu amor presente entre os homens, através de homens que em sua realidade humana vivem a antecipação da plenitude do mesmo no céu, ainda que seja no mundo.
 Atualmente percebemos o rechaço continuo do sacerdote, como se este se transformasse de uma hora para outra em algo desprezível. Isto se deu porque muitos confundiram o sacerdócio de Cristo que é Santo e que nos é dado para sermos santos com ele, com as fraquezas humanas de alguns. Fraquezas estas, que não nos cabe julgar, pois nos encontramos na mesma condição humana e propícia a cair assim como qualquer um que está nesta condição. Do mesmo modo também não podemos nos aproveitar das dificuldades do  ser  humano, para seguirmos uma vida que não condiz com o ser sacerdotal. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (I Pedro 2,5). Somo chamados por Deus para vivermos verdadeiramente o amor dEle e oferecê-lo a todos quantos se aproximarem de nós, não por sermos o que somos, mas por portarmos em nossa frágil condição humana a sua graça e manifestação visível.

A nossa missão tem que ser de fazer a vontade de Deus, de tentar transformar em alegria o que hoje é motivo de vergonha não só para o mundo, mas principalmente para Deus. Ele sem duvida nos dá a sua graça para que possamos nos servir dela e assim com nossa vida, que é dom dEle, dar vida ao mundo e ser sal da terra. Terra esta que precisa de luz, que necessita de homens conscientes de sua fragilidade, mas compromissados com o amor abnegado e, voltados para uma e todas as almas que clamam sem cessar no desespero do vazio que a falta de Deus provoca nelas. "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pedro 2,9).

Jesus Cristo que sempre realizou a vontade do Pai, hoje nos convida imitá-lo.
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5, 13).
                                                                      

terça-feira, 2 de agosto de 2011

4º Mutirão de Comunicação

A Pastoral da Comunicação do Regional NE 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro Mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese de João Pessoa. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional Nordeste 2.
O 4º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 28 a 30 de outubro de 2011, no Colégio Santa Madalena Sofia, o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”
A abertura ocorrerá na noite do dia 28, no auditório do Colégio Marista de Maceió, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de Dom Antonio Muniz, Arcebispo de Maceió. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 4º Mutirão de Comunicação.
Serão oferecidas 14 oficinas (29/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30/10, haverá, simultaneamente, oito seminários.
O evento está sendo organizado para um público de 400 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.

Memória do 3º Mutirão de Comunicação:

O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além da arquidiocese da Bahia, Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.

Missa de encerramento
Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar o outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”
 
Oficina de Marketing e Organização de Eventos

No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.
Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.
Equipe de Maceió-AL
No encerramento, foi anunciado Maceió (AL) para sediar o 4º Mutirão de Comunicação do Nordeste 2, em outubro de 2011.

Oração para o IV Mutirão de Comunicação


Senhor Jesus Cristo, Comunicador do Pai, acompanhai-nos na realização deste IV Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, mostrando-nos a ciência dos processos de comunicação, a fim de podermos contribuir com a construção de um mundo melhor.

Inspirai, Senhor, os coordenadores do mutirão, os articuladores das dioceses, os expositores e participantes, para que, abertos à comunicação evangélica, sejam facilitadores da recepção da Boa Nova da Salvação e anunciadores da esperança neste mundo tão diversificado e plural.

Senhor, dai-nos a força do Espírito Santo, a Sabedoria Divina, para que a PASCOM seja na Igreja um instrumento de unidade e comunhão, ajudando a pastoral de conjunto e toda ação evangelizadora.

Senhor, formai-nos para comunicar tudo aquilo que engrandece o ser humano, que cria comunidade de fé e amor, que resgata aqueles que se encontram perdidos, excluídos e afastados da vida plena que vós mesmo ofereceis.

Senhor, fazei de todo nós, agentes da PASCOM, vossos seguidores na comunicação das coisas do Pai, “para que todos tenham vida plena!” Amém!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Comemorando os 50 anos do Concílio Vaticano II



PapaJoaoXXIII
O Pontifício Comitê de Ciências Históricas promoverá, de 3 a 6 de outubro de 2012, em Roma, um congresso internacional para comemorar o início do Concílio Vaticano II. Os preparativos da iniciativa foram anunciados pelo organismo, presidido pelo padre Bernard Ardura, que o organizará em colaboração com o Centro de Estudos sobre o Concilio Vaticano II da Pontifícia Universidade Lateranense.
O congresso será o início de uma ampla pesquisa internacional conduzida pelas Sociedades de História eclesiástica e pelas Associações de Arquivos eclesiásticos de diversas nações, todas sob a direção do Comitê vaticano.
A pesquisa reunirá documentos de cientistas especializados de diversas nações e deverá se transformar em um ‘manual’ dos arquivos pessoais dos padres conciliares. Na realidade, o encontro será o momento final de verificação, confronto e síntese das pesquisas antes realizadas em vários campos.
A iniciativa terá também um ciclo de conferências organizado em colaboração com o Centre Saint-Louis de France, a se realizar entre fevereiro e março de 2012, sob o tema “Reler os grandes textos do Concílio Vaticano II. História e teologia”. O objetivo será a leitura histórica e teológica dos grandes documentos do Concílio Vaticano II.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se prepara para comemorar a data. Uma Comissão foi formada e uma série de atividades está sendo programada para os próximos três anos.

Mês Vocacional


Agosto é um mês privilegiado, porque é dedicado á vocação sacerdotal, diaconal, familiar, religiosa e leiga.
DIA DO PADRE - No primeiro domingo, são contemplados os padres e os vocacionados ao sacerdócio ministerial. Por que o primeiro domingo ? Porque é próximo à festa de São João Maria Vianney, o Cura de Ars, sacerdote francês, patrono do Clero, durante toda sua vida, pároco de Ars, numa aldeia da França. Era uma paróquia sem fé, moral e religião. Com sua vida de santidade, aliada a uma austeridade de vida, com o testemunho de amor a Deus e aos paroquianos, converteu o povo, tornando-se uma paróquia modelo.
As armas usadas foram a celebração da eucaristia, o atendimento ás confissões e a catequese.
Em pouco tempo, Ars tornou-se tão conhecida e procurada por tantos fieis, obrigando-se o Governo francês a construir a estrada de ferro.
São João Maria Vianney é modelo hoje também, devendo ser seguido pelos sacerdotes no múnus profético para ensinar, sacerdotal para santificar e régio para servir, como bons pastores.
O Dia do Padre é estimulo para os seminaristas a fim de que sejam futuros padres, como São João Maria Vianney.
OS DIÁCONOS - Os Diáconos terão o seu dia na festa de São Lourenço, 10 de agosto.
Os diáconos, recebendo o sacramento da Ordem, estão a serviço dos Bispos e Padres , especialmente da caridade, mas também da pregação , do batismo , da distribuição da eucaristia , como testemunhas qualificadas no matrimônio , nas exéquias e celebrações sem padre .
SEMANA DA FAMÍLIA - De 11 a 18 de agosto, é realizada a Semana da Família em todo o Brasil.
A Semana da Família começa no Dia do Pai – O pai na família é fundamental. Todos sabem o papel do pai, como educador, ao lado da mãe. Como é bonita a família unida: pai, mãe, filho Infelizmente hoje se encontram filhos sem o pai, porque o casal se separou . Outras vezes é o caso de mães solteiras que aumentam sempre . Mas ainda é um mal menor do que o aborto.
A sociedade precisa de pais unidos, se amando, compreendendo e se perdoando, como canta o Pe. Zezinho: que ninguém vá dormir sem dar e receber o perdão.
DIA DO RELIGIOSO - No terceiro domingo é celebrado o Dia do Religioso . A Igreja precisa do carisma do Religioso, da Religiosa. Os Religiosos surgiram nos primeiros séculos da Igreja, como eremitas no deserto, depois como monges enclausurados. Só na Alta Idade Média, encontram-se os religiosos mendicantes, sobretudo franciscanos, dominicanos, carmelitas, trinitários, servitas, mercedários .
Foi especialmente com Santo Inácio de Loyola, São Vicente de Paulo, São Camilo de Lelis que surgiram os missionários Jesuítas, Vicentinos, Camilianos, dedicados à evangelização, à formação do clero e às obras sociais .
No século dezenove, floresceram muitas congregações ativas, tanto masculinas, como femininas, com carismas diversificados, ora como missionários, educadores, ora nas creches, orfanatos , hospitais.
Os Religiosos e as Religiosas são testemunhas dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade. No meio de um mundo secularizado, onde impera a busca desenfreada da liberdade, de bens materiais e de prazer, dando as costas aos mandamentos da Lei de Deus, da Igreja e sermão da montanha. Os Religiosos devem estar a serviço do povo.
Que os Religiosos e Religiosas, os de Institutos Seculares e Consagrados não se envergonhem de seguir a Cristo na obediência até a morte, se necessário for, de pobreza, como no-la ensinou Cristo que não tinha onde repousar a cabeça e castidade a toda prova, num mundo que perdeu o sentido do pudor, da castidade, da pureza.
O Papa João Paulo II aprovou, a 16 de maio deste ano, a Instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “Partir de Cristo”: um renovado compromisso da vida consagrada no terceiro milênio em três partes : presença da caridade de Cristo no meio da humanidade, a coragem de enfrentar as provas e os desafios, em primeiro lugar a espiritualidade.



DIA DO CATEQUISTA - O Catequista deve incutir no batizado a convicção de que o seguidor de Cristo há de segui-lo em tudo .
Uns fazem questão de proclamar em alto som que são católicos , porque se batizaram , fizeram a primeira eucaristia , se crismaram e até se casaram no religioso. Para ser católico não basta receber os Sacramentos, mas é preciso vivê-los.
O catequista empenhar-se –á para formar bem os catequizandos a fim de que não sejam cristãos só, porque receberam os Sacramentos.
O próprio catequista há de primar pela sua fé com o testemunho de vida.
Catequista é aquele, aquela, que, com seus ensinamentos teóricos e práticos, faz o catequizando crescer em sua fé. Recordo-me muito bem de meus catequistas. Antônio Bonato Neto, Paulina Marochi Mayer e Professor Luiz Lorenzi.
O catequista deve despertar nos catequizandos o sentido da vocação leiga, religiosa e sacerdotal.
O catequista Luiz Lorenzi teve sete alunos consagrados a Deus: Dom Pedro Fedalto, Dom Agostinho Marochi, Monsenhor Camilo Ferrarini, Frei Eugênio Nichele, Pe. Antônio Souza e os Irmãos Maristas, Firmino e Armando Bonato.
Que agosto seja realmente o mês vocacional para todos.
admin
Pastoral Vocacional

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Blog da PASCOM

É com muita alegria que nós da PASCOM iremos lançar o nosso Blog trazendo para você muitas notícias, artigos, fotos e muito mais...
Fique Ligado, o lançamento do Blog será nesta próxima segunda-feira  dia 1º de Agosto, traremos para você fotos do pré abertura da Semana Social de Nossa Paróquia que vai ocorrer de 14 a 21 de Agosto. 
Contamos com você! Paz e Bem.